MÍDIAS, UMA NOVA FORMA DE LEITURA E VEÍCULO PARA APRENDIZAGEM.
Eni Terezinha
Neves Teleginski
Valéria Fátima
de Azevedo
Escola
Municipal Prefeito Cel. Cláudio Gonçalves Guimarães
As novas formas de
ensino e aprendizagemvem passando por constantes transformações e
aprimoramento, em grande parte pela revolução tecnológica e pela facilidade e
velocidade da informação. Grande responsável pela comunicação e um veículo
fortíssimo de informação e transferência de conhecimento são os vídeos
construídos através de textos regionalizados, que passam a ser transmitido de
forma televisual, seja na forma de clip, novela, seriado, programas e novelas, porém,
com grande conteúdo pedagógico que pode e deve ser trabalhado pelo ensino
regular. Neste sentido, fazer uso de multimídia, computadores e internet,
interagindo com os alunos, como forma de desenvolvimento crítico, somando
conhecimento do conteúdo apresentado e ao raciocínio interpretativo que deve
fazer parte do cotidiano do aluno enquanto cidadão culto, sintonizado no mundo
virtual, para que passe a processar com clareza as informações que lhes são
transmitidas de forma abundante, e por vezes vazias de conteúdo, que devem,
desde logo ser espontaneamente descartadas, enquanto que outros conteúdos
instrutivos, de informações valiosas devem ser aproveitados. Utilizando-se
desse processo, desenvolvemos um projeto com os alunos da Escola Municipal
Prefeito Cel. Cláudio Gonçalves Guimarães, do 2º ano do 2º ciclo da professora
Valéria Fátima de Azevedo, utilizando o vídeo clip das “Empreguetes”, novela de
autoria de Filipe Miguez e Izabel de Oliveira, exibida na Rede Globo algo bem
atual e que esta em voga na mídia, como parâmetro para desenvolver uma nova
forma de leitura de texto visual, mudando os paradigmas pedagógicos, usando
temas diversos a serem trabalhados, como: diversidade sócio-econômica,
diversidade cultural, discriminação social, diversidades e riquezas da
linguagem regional brasileira, a tecnologia, principalmente a internet como
meio mais rápido e eficaz de influência na sociedade atual. Foram desenvolvidos
textos com os alunos e solicitado pesquisas, usando essa mesma linha de trabalho
no CID (Centro de Inclusão Digital) o vídeo-clip e digitação dos textos com
acompanhamento da professora regente, e a professora responsável do CID, profª Eni.
A pesquisa dos alunos foi realizada no Centro de Inclusão Digital, utilizou a
internet e as diversas ferramentas contidas nela, com a supervisão da
professora do CID, para que tivessem o
cuidado de seguirem as normas da ABNT. A professora regente trabalhou todo o
conteúdo pedagógico em sala de aula, interagindo com os alunos o uso do CID e o
conteúdo pedagógico dentro dos parâmetros curriculares exigidos pela LDB,
fazendoum feedback de tudo que foi
trabalhado no CID. Esta experiência mostrou-se muito satisfatória, pois os alunos
tiveram um aprendizado ótimo dos conteúdos apresentados e exigidos pelas
educadoras.
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